Vida
O sucesso acontece antes das realizações.
20 de junho de 2016
1
o-sucesso-acontece-antes-das-realizacoes

Difícil avaliar ou estabelecer quais são as coisas mais importantes na vida de cada um. Isso corresponde diretamente aos anseios individuais, suas ambições, desejos, necessidades e passam diretamente pelo caráter e personalidade de cada um. Por certo,podemos afirmar que independentemente do contexto, da situação ou até mesmo do indivíduo em questão ou análise, a busca ímpar épelo sucesso, pela felicidade por assim dizer.

A constituição da felicidade é algo complexo, vide os estudos acerca do tema que partem da filosofia grega, 3, 4 ou 5 séculos antes deCristo, passando pelo próprio Nazareno, atravessando fases, modelos, ideias, aprimoramentos e até hoje, ninguém se atreve definir com exatidão, um modelo de felicidade que seja pluralizado, coletivo.

De fato, tal sentimento é um júbilo de significados muito próprios, intransferíveis a quem quer seja. Se muito, é possível extravasar a alegria do momento, permitindo com que pessoas sensíveis se comprazam com tal momento, mas a sensação é própria, única.

A felicidade, para ser coletiva, inevitavelmente, precisa ser alcançada por cada componente ou integrante de uma sociedade, seja ela a micro sociedade definida aqui por família, como a macro sociedade composta pelos companheiros profissionais, usuários do mesmo sistema estudantil, partícipes pares em desenvolvimento de projetos, festas e etc. Creio que isso já permite você entender que se temos um conjunto de pessoas felizes, teremos uma sociedade também feliz.

O fato é que essa felicidade se deve a algo simples de entender mas nem sempre fácil de se obter, que é o entendimento primeiro do nosso lugar no mundo. Sei que parece um tanto estranho imaginar que em um planeta cada vez menor para a ambição do homem, caibam tantas realizações. A sensação é de que não há espaço para tantos donos de indústrias, chefes de empresas, pilotos de fórmula 1, velejadores, professores, médicos, advogados, jogadores de futebol, ou seja lá qual seja a sua pretensão. Talvez precisamos mesmo é esmiuçar com riqueza de procedimentos e detalhes, o que nos faz feliz. Desvendar nossa mente e nossos sonhos, parafraseando Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Arrisco dizer que, que inconscientemente, somos levianos com nossas potencialidades. Deixamos de lado alguns gritos do íntimo, de nossas profundezas, calando uma intensa voz que poderia ser produtiva, fluída e alvissareira, por orgulho, por incompreensão ou ignorância. Ignorância essa de si mesmo, de total desconhecimento sobre si, o que é terrivelmente abominável.

Quando compreendemos que muito pouco, ou quase nada do que nos é ofertado pelas televisões, rádios, campanhas publicitárias e ofertas gerais tem ligação direta com nossas escolhas, entendemos que a sublimação da vida está ai, em ouvir o que diz o próprio coração, em aceitar que o nosso lugar nesse planeta não é ínfimo e nem grandioso, ele é substancialmente forte para alegrar constantemente a nossa existência. O exercício diário de um labor gerador de riquezas individuais, conhecimento popularmente como emprego ou trabalho, não deve ser um fardo a ser carregado. Um bom trabalhador, um empregado de sucesso, é aquele que encontra motivação para produzir, justamente no prazer que conserva pela função que exerce. Como esperar que algo ou alguém, produza em nós, efeito substancial, capaz de gerar força motriz para a execução das nossas obrigações?

O sucesso vem antes da realização, porque sucesso, vem de SUCESSUS, que no latim significa AVANÇO e realização, QUE também deriva do latim REALIS, significa VERDADEIRO. Logo, conquista é um “sucesso verdadeiro” e para ser verdadeiro, ele ter que lhe fazer todo o sentimento. Material, psicológico, emocional e espiritual. É o que a psicologia chama de completude, de inteiramento, de apropriação de si. Quem enxerga com antecedência, qual o seu caminho e o traça a partir de suas virtudes, de suas forças, de suas características, pode até enfrentar alguma ligeira dificuldade para encontrar o seu cantinho, mas a partir daí, viverá dias de intensa alegria por ter chegado exatamente onde precisava e deveria chegar.

Conclui-se, parcialmente, que felicidade depende, dentre tantas outras coisas, de aceitar. Quanto mais tempo lutamos contra nossa natureza, mais energia desperdiçamos com coisas que só nos farão somar a essa definição, ou seja, não gaste seu tempo com coisas que você sabe que não lhe trarão o resultado que você almeja.

About author

Flavio da Luz

Itens Relacionados.

818c5f9f-7cb6-4e57-999c-36ccc8fc5147

É preciso cautela na hora de doar.

Difícil avaliar ou estabelecer quais são as cois...

Leia mais.
Header_lapland_konsta_aurora_hannes

A aurora da transformação.

Difícil avaliar ou estabelecer quais são as cois...

Leia mais.
maxresdefault

Liberdade não é solitude

Difícil avaliar ou estabelecer quais são as cois...

Leia mais.

There is 1 comment

  • Israel Almeida disse:

    O sucesso está no encontro de sí mesmo, está na descoberta de que, antes de qualquer aquisição material ou intelectual, nunca estaremos realizados se não formos nossa maior conquista. Nunca obteremos sucesso se não nos orgulharmos daquilo que somos, se não entendermos que nossos erros são apenas lições absolutamente necessárias para o nosso aperfeiçoamento.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *