Comportamento Cotidiano Curtinhas Filosofia
Escuridão que ilumina
1 de dezembro de 2017
0

O mítico livro Assim falava Zaratustra, do filósofo alemão Friedrich Nietzche, traz em seu capítulo V, o seguinte dito: “Eu vo-lo digo: é preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante. Eu vo-lo digo: tendes ainda um caos dentro de vós outros.” Interpretar filósofos do calibre de Nietzsche é um desafio que beira a presunção. Há muita incógnita em suas falas e uma amplidão de interpretações infinitas. No entanto, adotando um método de análise comportamental, arrisca-se afirmar que o filósofo alemão quis dizer com a frase acima, algo como, sem entristecer, sem recolhimento, sem viver algumas amarguras e desilusões, não somos realmente capazes de enxergar o que de melhor há em nós.

Pouco importa quais foram as razões e motivos que nos levaram a tristeza, ao tumulto interno. O que é válido é o proveito que conseguimos tirar dessas situações. De todo momento de tristeza, dor e sofrimento, extraímos grandes lições. Tenzin Gyatso, Dalai Lama em atividade desde 1950, afirma que “O período de maior ganho de conhecimento e experiência é o período de maior dificuldade na vida de um indivíduo.” Calma! Que não façamos disso um mantra negativo, fazendo com que vivamos momentos intensos de dificuldades o tempo todo. Esses instantes são inevitáveis e como tudo, passageiros. É importante que, sem ansiar por eles, quando acontecerem, termos serenidade para nos recolhermos e avaliar o que podemos aprender com esses momentos.

Que possamos transformar, ressignificar todo momento de dificuldade e dor. Que quando imersos nas profundezas de nossas entranhas, possamos olhar à frente e enxergar a luz que brilha ao nosso alcance. Que persigamos o caminho que nos leva ao brilho de uma vida sábia, madura, capaz de lidar com toda dificuldade, sem nos abalarmos além do que for apenas necessário.

#flaviodaluz #filosovida #filosovidareal#façaterapia #brilho #amorpróprio #caos#ressignificar #transformar #curtinhas #israelalmeida #Nietzsche

About author

Flavio da Luz

Itens Relacionados.

aca56a8ec2d620361013f888b72d5aeb

Atitudes falam mais que palavras

O mítico livro Assim falava Zaratustra, do filós...

Leia mais.
818c5f9f-7cb6-4e57-999c-36ccc8fc5147

É preciso cautela na hora de doar.

O mítico livro Assim falava Zaratustra, do filós...

Leia mais.
mudar-1

O mítico livro Assim falava Zaratustra, do filós...

Leia mais.

There are 0 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *